Pesquisar no site


Contactos

AHBVAC - Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém
Largo da República 2735-169 Agualva Cacém

URGÊNCIA - 219 140 045
Direção - 219 120 222
Posto Clínico - 219 149 072
Piscina - 219 149 072
Fax da Direção - 219 135 971

Email : geral@ahbvac.pt

E-mail: geral@ahbvac.pt

Plano Estratégico 2014-2016

 

O Plano Estratégico (PE) da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva Cacém (AHBVAC) foi elaborado pela Direção da Associação com o objetivo de explicitar o conjunto dos principais objetivos para o período do mandato 2014-2016 consubstanciados na definição de vetores de orientação estratégica (VOE) que servirão de enquadramento às diversas atividades a contemplar nos Planos Anuais de Atividades (PAA) e nos respetivos Orçamentos Anuais (OA).

 

A elaboração do PE teve em linha de conta a natureza e o âmbito da Associação, a sua missão, os valores que a enformam, a finalidade e os objetivos estatutariamente definidos. Teve igualmente em consideração o contexto nacional e local em que se insere, nas suas dimensões económicas e sociais e ainda as naturais expetativas da comunidade em geral e dos associados em particular.

 

A atividade de planeamento estratégico é uma atividade dinâmica, sobre a qual se deve constantemente exercer um escrutínio crítico construtivo de aferição da sua adequação à realidade e do grau de realização dos objetivos definidos. Sempre que necessário deverão ser feitos os ajustamentos que se mostrem necessários em futuros PAA’s e OA’s tendo em conta as avaliações que resultem dos Relatórios Anuais de Atividades (RAA) e dos Relatórios Anuais de Contas (RAC) submetidos à Assembleia Geral.

 

MISSÃO

“A Associação tem como escopo principal a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios.” In nº 1 do Artigo 3º dos Estatutos da AHBVAC

 

VALORES

 

HUMANIDADE – Valor basilar da Associação ao ponto de figurar na sua designação formal. O desempenho da Missão da AHBVAC implica a prática constante deste Valor Maior que está relacionado em primeira linha com a proteção da vida humana e com a prevenção e mitigação das circunstâncias que possam direta ou indiretamente causar qualquer espécie de sofrimento humano independentemente da nacionalidade, raça, sexo, religião, ideologia, condição social ou económica de quem necessita de socorro.

 

VOLUNTARIADOValor estruturante da Associação. Nele assenta a essência da sua existência e é um pilar do seu desenvolvimento e integração na comunidade. Promove a valorização individual como principal recompensa e o espírito de trabalho em equipa como meio privilegiado de conseguir melhores resultados. O exercício voluntário e desinteressado de atividades relacionadas com a Missão reforça os restantes valores com particular ênfase para o da Humanidade.

 

INTEGRIDADE e ÉTICA Os Colaboradores e Voluntários da Associação valorizam os interesses da instituição e os da comunidade que serve e pautam a sua atuação e desempenho pelo respeito integral da Lei e pelo escrupuloso cumprimento dos regulamentos internos, balizando o seu comportamento pessoal e coletivo por elevados padrões de ética, contribuindo dessa forma para o reforço da boa imagem pública da Associação e para o incremento do respeito e confiança dos seus concidadãos.

 

COMPETÊNCIACada Colaborador e cada Voluntário da Associação procura constantemente desenvolver as suas qualificações como forma de desempenhar com eficácia e eficiência as tarefas que lhe estão cometidas contribuindo decisivamente para a prossecução da Missão e para o desenvolvimento da instituição. Procura alinhar o seu desempenho de acordo com as melhores práticas reconhecidas e estabelece para si próprio patamares de excelência nos objetivos a atingir.

 

TRANSPARÊNCIA e RESPONSABILIDADEEnquanto reconhecida instituição de utilidade pública a Associação está sujeita ao escrutínio legal e regulamentar das entidades tutelares, da comunidade local e dos seus próprios Associados de forma individual ou através dos órgãos estatutariamente previstos. Os órgãos de gestão cultivam permanentemente uma postura de total transparência dos seus atos e assumem integralmente a responsabilidade pelos resultados alcançados.

VISÃO (Curto/Médio Prazo)

No final do corrente mandato (dezembro de 2016) a AHBVAC deverá ser:

1.       Uma Associação de referência entre os seus pares, respeitada na comunidade local e olhada como um exemplo no movimento associativo de caráter voluntário e humanitário;

2.       Uma instituição eficiente na utilização dos seus recursos e eficaz na prossecução dos seus objetivos com uma gestão caracterizada pela transparência e pela responsabilidade;

3.       Uma instituição que cumpre a sua missão, plenamente inserida na comunidade onde conquistou e ocupa destacado lugar na consideração dos cidadãos e, por isso mesmo, constitui motivo de orgulho e satisfação para os seus associados;

4.       Uma Associação moderna, inserida no espaço e no tempo atual, com o nível de equipamento adequado ao cabal desempenho da sua missão, com uma gestão orientada pelas reconhecidas melhores práticas e que constitui um espaço de salutar convivência e de realização pessoal para todos os Colaboradores e Voluntários;

5.       Uma instituição voltada para o futuro, solidamente implantada no presente e com orgulho do seu passado que é capaz de ter uma visão motivadora, estabelecer objetivos exigentes e desafiantes e ter o engenho e arte de se adaptar à evolução dos tempos sem perder o seu referencial histórico.

 

VETORES DE ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA

A definição de Vetores de Orientação Estratégica (VOE) tem como objetivo genérico proporcionar o necessário enquadramento dos objetivos estratégicos concretos (OE’s). São grandes linhas orientadoras que estabelecem um horizonte de pontos de convergência para os diversos objetivos setoriais de modo a manter a coerência e a consistência da ação a todos os níveis. Neste contexto, a definição de OE’s deverá ser sempre enquadrada num determinado VOE, do mesmo modo que o planeamento de projetos ou atividades concretas de curto prazo (tipicamente anuais e inseridas nos PAA’s e nos OA’s) deverá estar sempre enquadrada por um objetivo estratégico. Estabelece-se assim uma hierarquia lógica que parte do geral para o particular no exercício de planeamento (o mesmo é dizer partir do nível estratégico para o nível operacional) e do particular para o geral no exercício de controlo e avaliação de resultados (o que significa uma avaliação concreta e mensurável da atividade operacional e uma aferição constante do grau de adequação do desempenho operacional face ao desígnio de maior abrangência estrategicamente definido).

Para o horizonte definido no presente exercício de planeamento estratégico e que coincide com o período do mandato da atual Direção propõe-se a definição dos seguintes VOE’s:

 

VOE1Criação e manutenção das condições operacionais necessárias e suficientes para o bom desempenho das atividades subjacentes ao cumprimento da Missão.

Estão incluídos neste vetor todos os objetivos estratégicos que venham a ser estabelecidos relacionados com a criação e a manutenção das apropriadas condições operacionais do Corpo de Bombeiros enquanto primeira linha da prestação de socorro.

 

VOE2Organização, utilização e gestão dos recursos materiais da Instituição, que existam ou venham a existir, segundo critérios de racionalidade, eficiência e eficácia.

Estão incluídos neste vetor todos os objetivos estratégicos relacionados com a organização e utilização dos recursos materiais que existam ou venham a existir procurando otimizar a relação custo/benefício segundo perspetivas de racionalidade, de eficácia e de eficiência. Nele se inclui também o objetivo permanente de manter os níveis de serviço máximos já conseguidos nas atividades correntes e o estabelecimento de parcerias estratégicas e procura de soluções que permitam a redução de custos de contexto do seu desenvolvimento.

 

VOE3Promoção e valorização dos Colaboradores e Voluntários.

Estão incluídos neste vetor todos os objetivos estratégicos que estejam relacionados com a valorização do capital humano do Associação através do desenvolvimento de competências e da promoção do bem-estar social na instituição. Desenvolver boas práticas de trabalho em equipa, valorização do mérito e do desempenho com base em critérios objetivos, aposta na formação profissional e na criação de uma identidade de grupo própria que seja motivo de orgulho e satisfação individual.

 

VOE4Desenvolvimento de novos e inovadores serviços à comunidade.

Estão incluídos neste vetor todos os objetivos estratégicos que visem o desenvolvimento de projetos e atividades que resultem na melhoria dos serviços atualmente existentes ou potenciem o desenvolvimento de novas áreas de atuação que abranjam setores carenciados da população ou permitam colmatar lacunas ou insuficiências nos domínios da intervenção social.

 

VOE5Promoção da inserção na comunidade local e projeção da imagem da Associação.

Estão incluídos neste vetor todos os objetivos estratégicos que visem a divulgação da imagem institucional e melhorem o esquema de comunicação bidirecional entre a instituição e a comunidade contribuindo decisivamente para o engrandecimento da Associação.

 

O quadro seguinte estabelece o elenco de OE’s para cada VOE. Ao nível do PAA e do AO deverão ser discriminados por cada área operacional/departamento, os projetos e as atividades concretas a realizar durante o ano que contribuam para a prossecução do respetivo OE assim como a respetiva precisão de receitas e despesas.

 

 

Vetor de orientação estratégica (VOE)

 

Objetivos estratégicos (OE)

VOE1

 

OE1.1 – Manutenção/beneficiação das condições operacionais das atuais instalações da AHBVAC

OE1.2 – Ampliação das atuais instalações para reforço da capacidade operacional/instalação de novos serviços

OE1.3 – Novas instalações para Sede Social/Quartel do Corpo de Bombeiros

OE1.4 – Reforço dos meios mecânicos de combate a incêndios e da frota de viaturas de socorro

OE1.5 – Reforço/modernização dos meios de proteção individual do Corpo de Bombeiros

VOE2

 

OE2.1 – Manutenção do nível máximo de qualidade já atingido na atividade corrente

OE2.2 – Revisão dos atuais processos de trabalho numa ótica de racionalização dos recursos disponíveis

OE2.3 – Reorganização/modernização da infraestrutura de SI/TI

VOE3

 

OE3.1 – Definição de uma política de pessoal

OE3.2 – Estabelecimento de um Acordo de Empresa

OE3.3 – Reestruturação administrativa interna e redefinição de funções

VOE4

 

OE2.1 – Melhoria dos atuais serviços à comunidade

OE2.2 – Criação de novos serviços à comunidade

VOE5

 

OE2.1 – Incremento da participação na vida da comunidade local – parcerias e relacionamentos institucionais

OE2.2 – Promoção da imagem da Associação e incremento do valor da “marca” AHBVAC

OE2.3 – Estabelecimento de uma estratégia de comunicação institucional